História

APAMN – A HISTÓRIA DA NATAÇÃO MASTER NO PARÁ

A Associação Paraense Máster de Natação (APAMN) percorreu um árduo caminho mesclado de paciência e perseverança para chegar a harmonia aos dias de hoje. Em 1989, o Poeta Rufino Almeida, então com 53 anos, por ser o único em Belém filiado à Associação Brasileira de Másters de Natação (ABMN), foi convidado a participar do Campeonato Brasileiro da Primavera no Tijuca Tênis Clube no Rio de Janeiro, onde compareceu representado o Clube do Remo, ficando em 7º lugar nos 100 metros nado de peito.

De volta, empolgado com a beleza do espetáculo esportivo e seus princípios filosóficos, Rufino Almeida divulgou através de jornais a realização do Campeonato Mundial de Másters de Natação que seria organizado pela ABMN em agosto de 1990 no Parque Aquático Júlio Delamare no Rio de Janeiro. Sem conseguir sensibilizar ninguém a acompanhá-lo, Rufino mais uma vez viaja como solitário representante do Clube do Remo e único da Região Norte a se fazer presente.

No Campeonato Norte e Nordeste em setembro de 1990 em Fortaleza CE, O Pará se fez presente com Rufino Almeida, Clube do Remo e Mozart Vasconcelos pelo Clube Veleiro. Para o Pará participar do Campeonato Brasileiro da Primavera de 1990 em Salvador BA, foi fundado o Núcleo Máster Nada Pará, pelos nadadores Rufino Almeida, Mozart Vasconcelos, Arlindo Paixão, Ubirajara Barros e Glória Barros. Esse grupo que na verdade foi a semente para a APAMN, representou o Pará até 1993. Participou dos Campeonato Norte/Nordeste 1991 em Fortaleza; Campeonato Brasileiro 1991 em Belo Horizonte MG; Campeonato Brasileiro em abril de 92 no Rio de Janeiro; Campeonato Norte/Nordeste, setembro de 92 em Belém; Campeonato Brasileiro, outubro, 92 no Rio de Janeiro; Campeonato Brasileiro, abril, 93 em Salvador BA; Campeonato Norte/Nordeste setembro 93 em Teresina PI.

Em 94 foi fundada a Associação Paraense Máster de Natação (APAMN). Precisamente em 20 de janeiro de 1994. Seu primeiro Presidente foi Luiz Antônio Fernandes. Como entidade oficial reconhecida com personalidade jurídica, a APAMN esteve presente entre outros, no Campeonato Brasileiro abril de 94 em Joinvile. Organizou e realizou o Campeonato Norte/Nordeste e Centro Oeste agosto de 94 em Belém PA. Ainda em 94, participou do Campeonato Brasileiro em Ribeirão Preto SP e Campeonato Sul Americano em Belo Horizonte MG. Em setembro de 1995, Campeonato Norte/Nordeste e Centro Oeste em Fortaleza CE e Torneio Latino Americano em Cayena; setembro de 96, Campeonato Norte/Nordeste e Centro Oeste em Recife PE e ainda em Recife, Campeonato Brasileiro em abril de 1997. Nos últimos anos a APAMN deu continuidade participando sempre que possível nos campeonatos de Másters de Natação, no Brasil e no exterior. A partir de 1994, Lourival Souza, da Tuna, teve participação fundamental no processo de crescimento e consolidação da nossa Associação.

A APAMN atualmente tem como Presidente o advogado Frederico Figueiredo.